Sunday, May 1, 2011

Mudanças são necessárias

Não sei se vocês lembram do post "Os próximos desafios". Nesse tópico, eu menciono sobre o apagão de talentos que estamos enfrentando e digo que para encararmos essa questão precisamos alcançar uma vantagem competitiva frente ao mercado. Falar assim parece fácil, mas o que realmente nos tornará mais competitivos?

Essa não é uma questão simples de ser respondida, por essa razão compartilhei o tema com alguns grupos com os quais me relaciono no Linkedin. As respostas mais comuns que apareceram foram:
- flexibilização do horário de trabalho;
- desenvolver equipes multifuncionais, que trabalhem no mesmo local ou até mesmo a distância;
- reconhecimento profissional (não apenas em termos de remuneração, mas principalmente oferecer oportunidades de aprendizagem e novos desafios);
- estar mais aberto a inovação e ouvir as ideias dos colaboradores;
- humanizar as relações;
- não somente ter uma cultura organizacional, missão, visão, valores, estampados pela empresa, mas de fato colocar esses tópicos em prática.

Essas respostas nos mostram que os profissionais, indepente de ser geração Y, X, G (descobri, em uma reunião com um fornecedor, que a geração G é aquela que só compra produtos de empresas sustentáveis)...buscam empresas que enxergam o profissional como parte essencial daquela estrutura e não somente como mais um número.

Antigamente, os salários eram o principal atrativo, mas hoje, eu arrisco a dizer, que além disso nós buscamos qualidade de vida, empresas éticas e, acima de tudo, relações. É importante saber que por trás de todos os processos existem pessoas. Minha percepção sobre o mundo atual é a seguinte: vivemos na era da modernidade líquida, você pode se conectar a mil pessoas facilmente, mas isso não quer dizer que essas pessoas são seus melhores amigos e que você tem um super contato com elas. É por isso mesmo, que estamos carentes de relações sólidas. As empresas que souberem trabalhar o relacionamento com seus funcionários, clientes, fornecedores, sem sombra dúvidas, serão as mais lembrada, mais comentadas, mais almejadas.

Porém, essa mudança só acontecerá quando o grupo de pessoas da organização enxergar o todo e não só a sua parte.

O papel dos profissionais de comunicação nesse processo é conseguir o engajamento desse público, é mudar a cultura não só de uma empresa, mas de uma linha de pensamento que acompanha gerações e gerações. Vejo muitas oportunidades de crescimento para nossa área. Nós deixamos de ser só o operacional e passamos a ter um papel estratégico, vencer desafios é o nosso trabalho nós somos o primeiro ponto para essa transformação,  e, por favor, se vocês não concordarem comigo me digam.

E você, o que pensa sobre esse assunto?

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