Sunday, April 10, 2011

Os próximos desafios

Os leitores assíduos do blog sabem que meu objeto de estudo e trabalho desde 2010 são as mídias sociais e o comportamento dos seres humanos nesses meios. Parece brincadeira, mas dia após dia eu me dou conta de que esse entedimento é algo muito mais profundo do que pensamos. Eu me sinto sempre no topo do iceberg, e tenho certeza que o fim dele é lá embaixoooo, bem longe de onde estou. 

Essa última semana foi muito intensa. Analisar tendências para os próximos 5-10 anos, entender o comportamento da geração Y e as ações que as empresas têm que tomar para atrair e reter esses novos profissionais, pensar em estratégias de comunicação para as chamadas mídias sociais. O meu trabalho está só começando, mas algumas questões ficaram muito claras para mim.

Todos temos a consciência da falta de mão de obra que o Brasil vai encarar, na verdade já está encarando. Não sei vocês tiveram a oportunidade de ler a última edição da Revista Exame (Procuram-se 8 milhões de profissionais, ed:989, ano 45, número 6, 6/04/2011), nessa edição eles mostram que o Brasil vive bem próximo do pleno emprego, atualmente, a taxa de desemprego é de 6,7% ao ano. E segundo projeções do Itaú Unibanco, se o país continuar até 2015 com um crescimento de 4,6% ao ano, será necessário um adicional de 8 milhões de pessoas, taxa atual de desempregados no Brasil. Porém, essas pessoas não tem as qualificações necessárias para preencherem as vagas que estão em aberto.   

Com essas questões (novos homens de negócios, falta de mão de obra qualificada, pessoas mais informadas e mais preocupadas com o equilíbrio profissional x pessoal...), fica óbvio que a disputa por mão de obra qualificada ficará cada vez mais acirrada e a briga entre concorrentes será praticamente uma guerra. Sendo assim, precisamos pensar em um posicionamento diferenciado frente ao mercado, mas antes de pensar no mercado, temos que arrumar a nossa casa. Não adianta termos uma imagem A mas a nossa identidade ser B, esse alinhamento será a VANTAGEM COMPETITIVA daqui para frente. Cabe a nós, profissionais de comunicação pensarmos ações, objetivos e métricas para alcançarmos essa vantagem competitiva.

Nos próximos posts, vou compartilhar com vocês algumas das minhas ideias e reflexões para alcançarmos essa VANTAGEM COMPETITIVA.  

4 comments:

  1. Oi Gabi, parabéns pelo post e pelo blog!

    Concordo com você. Para alavancar essa vantagem competitiva e ter alinhamento entre identidade e reputação, o conceito nomeado como "employer branding" pode potencializar muito o fortalecimento da marca como estratégia para a atração de novos talentos. Um vídeo bem legal sobre isso que você pode gostar é: http://migre.me/4e2CO.

    Um outro ponto que acho que você colocou muito bem é a atração da geração Y. Essa geração tem uma aderência muito alta às mídias sociais e, assim, o conceito de “social recruiting” fará toda a diferença. A Job Vite tem trabalhado muito esse tema. Tem um vídeo ótimo deles sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=dpx5ou0vrHU. Se quiser, tenho tbm um relatório em PDF com números consolidados. Se tiver interesse, me avise e te mando por email.

    Boa sorte com os seus desafios e espero ter contribuído de alguma forma com este comentário.

    Abraços, Cynthia

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  2. Cy...

    Contribuiu demais. Muito obrigada! Os vídeos que você passou são ótimos, e vão me ajudar em algumas questões.Já compartilhei no meu twitter e facebook!

    Até o final dessa semana publicarei o primeiro ponto que deve ser trabalhado para alcançarmos essa vantagem competitiva (no meu ponto de vista, é claro). Vou esperar os seus comentários hein...

    Abraços,
    Gabi

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  3. Olá Gabi! Tudo bem?

    Gostei do seu post! Abordei esse tema da qualificação vista pelo ângulo dos profissionais que não conseguem emprego justamente por terem qualificação. Creio que o Brasil ainda não tem capacidade ou vontade de absolver essa mão de obra. Dá uma passada lá e veja se concorda. O link do post é esse: http://analisesnaweb.blogspot.com/2011/03/ha-espaco-para-profissionais.html
    Abraço!

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