Monday, May 2, 2011

Alguma coisa está errada

Estava lendo a última edição da Revista Exame (Em guerra com o consumidor, edição 991, ano 45, número 8, 04/05/2011) e fiquei um pouco chocada ao ler a matéria A maldição do Ipad.

Nessa reportagem, Cristiane Mano, comenta sobre o ebook - The Great Stagnation. De acordo com Cristiane, o autor do livro, Tyler Cowen, economista americano, diz que a estagnação econômica dos Estados Unidos é resultado da evolução tecnológica, isso porque, a internet não gera receitas e empregos de maneira expressiva; as inovações tecnológicas geram mais ganhos particulares do que públicos e o ritmo das inovações diminui.

Tudo bem, eu vivo em outro país, mas acho difícil acreditar nas afirmações acimas. Para mim, um princípio básico da era 2.0 é o aumento da colaboração, que consequentemente acelera as resoluções de problemas e as grandes descobertas. Veja por exemplo, o site Battle of concepts, quantas soluções e inovações não surgiram através dos desafios propostos nesse canal? As empresas usam canais como esse para solucionar questões e fazer hunting, muitas utilizam essas "batalhas" para atrair talentos. Ainda há muito a evoluir, como eu sempre digo, estamos descobrindo como utilizar esses meios efetivamente e ainda encaramos a fase da tentativa e erro, mas em breve desfrutaremos desse cenário com mais segurança.

Talvez eu seja muito geração Y mesmo, mas não consigo imaginar vida sem web 2.0, sem interação, sem troca de conhecimento. De todos os benefícios dessa nova era, o que mais me fascina é a possibilidade de conversar e trocar ideias e conhecimento com pessoas de diferentes locais e com diferentes histórias. Ouvir opiniões distintas sobre determinado assunto é sempre muito positivo e eu enxergo essas oportunidades como excelentes situações para crescimento e amadurecimento de conceitos e ideias. 

Ultimamente, tenho utilizado o linkedin com o objetivo de trocar ideias e aumentar meu conhecimento sobre os próximos desafios para o Brasil e, devo confessar, essas conversas na rede têm me ajudado e muito com o meu trabalho diário. 

Antes de finalizar, acabei de receber um alerta do Blog A quinta onda. Mauro Segura, autor do blog, publicou o post "Todas as pesquisas mostram que os brasileiros adoram as mídias sociais, já as empresas..." de acordo com o texto, os brasileiros adoram trocar experiência e compartilhar informações, ou seja, nos Estados Unidos esses meios podem ser o problema da nação, no Brasil a situação não é bem essa.

No comments:

Post a Comment