Saturday, January 22, 2011

Ter ou não ter um blog corporativo

Nos últimos anos, essa discussão tem sido constante nas organizações. Há sempre aquela dúvida, vamos criar um blog, mas qual será o objetivo dele, como irá impactar o meu negócio, eu vou porque a concorrência já foi? Enfim, uma série de dúvidas que nos fazem pensar e repensar.

Mas, depois que você decidiu ir, é preciso tomar alguns cuidados. Recentemente, achei o e-book 13 Business Blogging Mistakes & Their Easy Fixes, publicado pelo site Hubspot.

O conteúdo é bem simples, mas é bem interessante.

Dentre as principais dicas, selecionei as mais interessantes.

- tenha conteúdo relevante (essa é óbvia, mas nunca é demais relembrar);

- determine o seu foco. Seja um especialista em determinado assunto;

- os blogs são as principais formas de inbound marketing (marketing em que a sua audiência vai atrás de você);

- criar um blog corporativo em ferramentas gratuitas, não é muito profissional. O interessante é criar um subdomínio dentro do seu site (blog.mycompany.com) ou criar uma subpasta dentro do site (mycompany.com/blog);

- não utilize o blog para falar como você é bom, ou sobre os seus produtos. Seus leitores querem informações sobre o mercado, como você avalia o momento, querem conteúdo educativo e que possa ser compartilhado com outras pessoas;

- abra espaço para que seus colaboradores participem do desenvolvimento de conteúdo. Faça entrevistas com pessoas de peso para o seu mercado. Permita que experts publiquem informações no seu blog;

- não fique com medo de receber comentários negativos, converse com esse público, utilize a opinião dele como ideias para melhorar o seu negócio;

- permita que as pessoas compartilhem as informações do seu blog, insira os botões de compartilhamento do twitter, linkedin, facebook, RSS, de.li.ci.ous, etc;

- estabeleça diálogos com sua audiência, faça perguntas, crie pesquisas (inclusive para que eles avaliem a qualidade do seu conteúdo);

- otimize a sua navegação (combinando o seu site + blog). Pense em SEO;

- utilize recursos visuais, podcasts, etc.

Por fim, tenha sempre em mente, mantenha seu conteúdo atualizado. Não fique por mais de um mês sem publicar posts.

Agora, vamos trocar ideias, a sua empresa tem blog corporativo? Qual objetivo? Sua audiência é alta?

Compartilhe, participe! Trocando ideias podemos aprender muitas coisas.

No comments:

Post a Comment