Acredito que a maior parte dos profissionais de comunicação, que lidam com as mídias sociais, compartilham do pensamento acima.
Não sei vocês, mas diariamente, na base da tentativa e do erro estou aprimorando meu conhecimento sobre esse misterioso e maravilhoso mundo. Na própria rede podemos encontrar muitas informações sobre esses novos canais de comunicação, mas creio que só o dia a dia nos faz compreender qual é a melhor opção para os objetivos que temos.
Nos últimos tempos, aprendi algumas coisas e quero compartilhar com vocês. Não sei quantos de vocês chegaram a ler o post "Mídias sociais, existe a melhor opção", resumidamente, eu dizia que cada um desses novos canais, embora na mesma plataforma - web, atingem diferentes públicos e saber dosar o percentual de cada um deles na sua comunicação não é nada fácil, você só conseguirá entender isso com o tempo.
Outra questão que tem tomado bastante tempo da minha atenção, é o SEO. Parece ser simples, mas na verdade não tem nada de simples. A grande dúvida ainda é saber quais são as palavras de maior valor na NET. Com elas, sem sombra de dúvidas, você irá atrair mais ou menos audiência. O Goodle AdWords é ótimo meio para começar esse trabalho.
Ao longo desses meses descobri uma série de coisas e confesso, se eu fosse começar um planejamento de comunicação nas mídias sociais, minha estratégia seria diferente.
Eu faria da seguinte forma:
- Faria um mapeamento da rede para entender o que as pessoas andam falando sobre mim.
- Definiria os meus objetivos com base na análise acima. Por que eu vou usar as mídias sociais? Eu quero iniciar um relacionamento, resgatar, encerrar, estreitar ou simplesmente aumentar o "awareness" que o mercado tem da minha marca.
- Em que canais eu encontro a minha audiência? Preciso começar a utilizar todos juntos ou posso fazer isso por partes?
- Quais são as mensagens chaves que eu quero compartilhar. Fazer uma lista com os principais tópicos e tentar elencar em cada um deles uma dezena, quem sabe até centenas de itens chaves para divulgar.
- Dentre esses tópicos, quais deles são os mais procurados no site que eu já possuo. Vamos otimizar e usar isso para o meu favor.
- Como eu vou monitorar a rede? Quais ferramentas eu tenho que utilizar, quantas pessoas estarão envolvidas nessa tarefa?
- Como mensurar a menção do meu nome?
- Criar um matriz de menção X qualidade.
- E por fim melhorar, e corrigir o que não está bom....evoluir sempre.
Claro que eu já mudei o meu planejamento, mas como disse, se estivesse começando tudo agora, tenho certeza que os resultados aconteceriam mais rapidamente.
Quanto mais eu trabalho nesses canais, mais eu percebo o tamanho do desafio. Estou procurando cursos de aperfeiçoamento nessa área, se souberem, compartilhem.
Eu já tomei a minha decisão, serei uma especialista em mídias sociais. Adoro ter que me reinventar diariamente! E você?
Oi, Gabi! Tô nessa... Preciso de um curso BOM urgente...rs
ReplyDeleteAcho que é importante o embasamento teórico para podermos ter uma análise mais crítica a respeito da comunicação na web.
Sinto que as pessoas que trabalham com isso, ficam presas às análises estatísticas, ao tráfego, e acabam esquecendo do objetivo de comunicação.
Bjs
Oi Mei
ReplyDeleteSabe o que eu sinto também, que muitas vezes queremos ter mais e mais seguidores, fãs...mas isso não significa ter uma audiência qualificada ou que os meus objetivos de comunicação estão sendo alcançados.
Sempre que eu penso nisso lembro de um texto muito bom da Marcia Tiburi na Revista Cult - "Complexo de Roberto Carlos". Ela diz que Tal complexo se caracteriza pelo desejo de ter um milhão de amigos no qual não está contido o desejo de ter um amigo verdadeiro, muito menos único. Ou seja, de que adianta eu ter mais de um milhão de seguidores, se efetivamente a minha comunicação faz sentido para meia dúzia?
Qualificar essa audiência também é um desafio...baita desafio!
Mas vamos nessa, o caminho é longo, mas vamos desobrindo, mesmo na tentativa e erro o menos tortuoso!
bjs