Saturday, July 2, 2011

Mídias sociais - eu estou lá, e agora?

Que eu sou apaixonada por mídias sociais vocês já sabem, mas acho que vocês não sabem que quanto mais eu estudo, mais eu percebo que ainda temos muito para aprender.

Os últimos meses têm sido intensos e muito gratificantes. Muito eu tenho aprendido sobre esse misterioso método de comunicação. Eu sempre digo que a melhor parte de tudo isso que eu faço é conseguir mensurar os resultados na hora e sem sombra de dúvidas, trabalhar a questão da humanização dos relacionamentos.

Poder mostrar para o mundo que por trás de uma grande empresa existem pessoas criando processos, trabalhando para alcançar metas, enfim, tornando aquela organização um sistema vivo é um desafio e uma tarefa exaustiva.

No meu ponto de vista, as redes sociais fazem sucesso justamente por isso. Acho que hoje em dia, vivemos tão alucinadamente, que somos carentes de relacionamento, atenção, fidelidade e quando descobrimos que aquela marca criou um espaço para conversar diretamente comigo...nesse momento a minha percepção muda.

Abrir esses canais é fácil, o difícil é administrá-los e criar métricas para medir resultados. Posso estar enganada, mas a experiência diária me prova que estamos todos começando a descobrir como temos que trabalhar esses canais. Não basta só você medir o número de cliques, menções, page views...você tem que cruzar esses dados. Mas como eu vou fazer tudo isso?

Quais a métricas para casar as questões de frequência x abrangência x relevância? Como eu vou saber o que a minha audiência quer ouvir? Como eu vou conquistar novos fãs? Parece ser muito simples, mas não é, nem um pouco.

Essa semana, participei do Social Media Day 2011 e o dono do Peixe Urbano, Julio Vasconcellos,deu 5 dicas para as pessoas que estão pensando em ingressar nas redes.
1. Use as redes sociais para humanizar a marca
2. Publique conteúdo que possa ser viralizado (bichinhos, bebês, temas de relevância)
3. As pessoas gostam de aparecer nas redes, de alguma forma, sugira temas onde elas possam "se mostrar" Campanhas onde possam enviar fotos, vídeos...ah, fotos são mais legais do que vídeos, que por sua vez são mais legais do que podcasts
4. Estabeleça métodos para mensurar resultados (cruzamento das informações)
5. Seja autêntico, não force a barra.

Se você me perguntar, Gabi, se eu seguir esses 5 passos eu vou ter sucesso nas redes? Eu te respondo, de forma alguma, isso é o primeiro passo para você começar, o sucesso, você vai viver correndo atrás e diariamente vai perceber que pode fazer algumas coisas diferentes. Isso também é bom, como as coisas acontecem online, você pode mudar, mudar de novo e assim ir corrigindo a rota.

O mais importante, é saber que ao ir para as redes, TUDO PODE ACONTECER!

2 comments:

  1. Muito pertinentes suas observações. Parabéns pelo blog, bons artigos num espaço muito bacana.
    Sucesso!

    ReplyDelete
  2. OI Adriano!
    Obrigada pelo feedback, é isso que me motiva! Abraços!

    ReplyDelete