Monday, July 18, 2011

Geração Y

Essa semana acontece em São Paulo a ExpoY. O evento tem por objetivos discutir as transformações que os meios digitais estão trazendo ao nosso dia a dia e claro, falar sobre Geração Y.

Antes de contar sobre as palestras que eu assisti, quero expor o meu ponto vista sobre essa tão intrigante geração e até compartilhar um pouco dos meus sentimentos com vocês. Fiquem tranquilos, nada de posts românticos ou melancólicos, apenas o ponto de vista de uma autêntica e intensa ser Y.

Ultimamente tenho acompanhado disussões sobre o perfil dos Y´s e o ponto comum é o seguinte: essa geração é ansiosa, quer ser reconhecida e busca relacionamentos transparentes...mas eu acho que acima de tudo, é uma geração que sabe aquilo que quer, vai atrás, batalha e faz das tripas coração para conseguir (aqui estou falando bastante de mim, mas acho que muitos de vocês devem ter se identificado. Tudo bem, não precisa confessar...). Além disso, acho que esses profissionais querem mais do que simplesmente ter um trabalho, eles querem fazer o que gostam, questionar, ser questionado, colocar a mão na massa e de alguma forma, fazer a diferença nem que seja para uma pessoa.

Os últimos meses têm sido de muito trabalho, mas eu nunca estive tão feliz. Essa felicidade toda é por saber que para algumas pessoas eu tenho feito a diferença, eles mandam perguntas para o perfil da empresa em que eu trabalho e eu respondo. Sabe como é bom poder humanizar essa relação?

Quanto mais eu estudo e mais eu aprendo sobre Y´s e as redes sociais, mais eu percebo, as pessoas querem relacionamentos verdadeiros, chega de fazer uma coisa e ser outra, ninguém mais tolera descaso, por essas e muitas outras razões as redes sociais fazem tanto sucesso. É tudo feito pela rede, talvez, eu nunca conheça pessoalmente essas pessoas com as quais eu converso, mas elas sabem que eu existo e eu sei que elas existem...talvez elas não saibam que eu sou a Gabriela, responsável pelo twitter da empresa, mas elas sabem que eu sou a empresa que eu represento ou será o contrário a empresa que eu represento sou eu? Louco né....mas vale a reflexão!

O que eu sei é que temos sede de conhecimento, de conexões e não queremos perder tempo! Na palestra sobre Blog Profissional, Edney Souza (@interney) disse: "nós temos como ganhar mais dinheiro, mas não temos como ganhar mais tempo". Acho que é por isso que fazemos mil coisas ao mesmo tempo...estamos tentando ganhar tempo!

Ah, se você é geração X, baby boomer, qualquer uma...deve ter se identificado com esse post, não? Quem não tem sede de conhecimento, relacionamentos e internet?

2 comments:

  1. É isso ai!
    Geração Y = resultados, porem ansiosos.

    Dica para nós geração Y: trabalhar nossa ansiedade!

    Att.,
    Tiago

    ReplyDelete
  2. Olá Tiago!
    Obrigada pelo comentário! Concordo contigo...
    Abs,
    Gabi

    ReplyDelete