Essa semana estou participando do curso da ESPM - Redes Sociais e Inovação digital, ministrado pelo Gil Giardelli, #inovadoresespm.
A lição de casa de hoje é justamente escrever um texto dizendo o que é a Rede Social e Inovação Digital. No meu ponto de vista, rede social é isso que estou fazendo agora.
Estou compartilhando, aqui no Blog, meu ponto de vista sobre determinado assunto e espero receber uma série de comentários dizendo se concordam ou discordam de mim, para assim tentarmos construir algum significado juntos.
Traduzindo tudo isso aí que eu escrevi acima, rede social é construir conhecimento coletivo.
Além disso, acredito que é um mundo onde ainda temos muito para aprender. Não sei se vocês concordam, mas estamos amadurecendo esse relacionamento a partir de tentativas e erros e estamos começando a compreender como tudo isso funciona.
Como eu sempre digo aqui no blog, rede social é a humanização dos relacionamentos. Ao longo da evolução social e com o passar dos séculos, o ser humano se reiventou tantas vezes, procurou mudar a forma de fazer as coisas, inovou. Mas, em um dado momento, percebemos que as instituições que foram tão significativas para a evolução da sociedade começaram a perder o seu papel e sentido, e as nossas crenças passaram a ser palavras vazias de significado. As redes sociais surgiram para resgatar esses valores, mas esse resgate, para ter peso tem que ser realizado coletivamente, nós temos carência disso.
Talvez, esteja filosófico demais, mas como o própio Gil disse, nós temos que ser sociólogos, filósofos, comunicólogos, fisiologistas, enfim entender o ser humano sob todos os aspectos.
A inovação digital, por sua vez, é a forma com que entendemos as necessidades coletivas e desenvolvemos meios para atendê-las. É saber criar um burburinho e conquistar novos seguidores, ou melhor, embaixadores. Quer saber, inovação digital é você saber se relacionar com o seu público do jeito que ele quer e espera que você o faça.
E você, já pensou sobre inovação digital e redes sociais?
Oi Gabriela! Um amigo me passou o link!
ReplyDeleteMeus parabéns, o texto ficou show...
Acho que estamos na mesma sala do curso!
Vamos ver se nos falamos lá!
Bjs.
Cesar Santini
Qua papinho furado esse comentário anterior!!!!
ReplyDeleteGabi concordo com você.. Por trás das redes sociais, acredito que existem pessoas na busca do resgate de relações, muitas vezes muito importantes para eles. Acho que algumas pessoas estão para curtir, outros usam as redes na busca de acharem pessoas, outros para compartilhar idéias e assim sucessivamente. Parabéns pelo seu artigo. Bjs
ReplyDelete