Texto enviado pelo meu querido amigo Rodrigo Caetano, que está fazendo o curso comigo.
Por: Rodrigo Caetano
Em meio a uma maremoto de definições e analogias e após tantas indagações feitas em nossa aula, para poder conceituar a inovação digital na qual vivemos, apenas uma me faz sentido: a grande inquietação humana, a necessidade de se reinventar a cada dia, de forma digital, rompendo fronteiras antes existentes.
Da mesma forma que as redes sociais se reinventaram digitalmente e hoje são formadas por empatia e compartilhamento de opiniões e sua força vem dessa união genuína de interesses comuns que interligam pessoas que a pouco não se conheciam. Rompendo paradigmas, alinhando pensamentos.
Mas da mesma maneira que essas redes são formadas de forma espontânea, agregando dia após dia milhões de seguidores, existe o perigo da banalidade da informação. Pois com tantos canais para poder dizer o que você pensa e tantas pessoas para escutar, não podemos cair na armadilha de não ter nada de valor para propagar.
Hoje, portanto, o conhecimento humano tem uma nova dimensão. A velocidade com que esse conhecimento é produzido e disseminado não tem precedentes na nossa história. Sabe-se que, a cada dia, três mil novos títulos de livros alcançam o mercado mundo afora. Estima-se, ainda, que a quantidade de nova informação gerada entre o primeiro e o último dia de 2010 foi maior do que a acumulada nos últimos cinco mil anos.
O que estamos vivendo, portanto, é uma revolução. Onde países discutem sua constituição no facebook, onde empresas do dia para a noite se tornam globais, onde produtos são vendidos a base de um click e consumidos por impulso por uma geração totalmente conectada. Por este motivo, tenho certeza que os próximos dez anos testemunharão mudanças nunca antes vistas ou mesmo pensadas pelo mais ousado dos seres humanos.
Isso é um pouco do que representa o chamado "Tempo Exponencial", que tem suas raízes no mundo digital, mas como escutamos na aula de ontem, não é apenas uma revolução digital, e sim social, moral e de valores. A partir de agora todos temos poder, o poder de atingir milhões de pessoas com nossos pensamentos. O importante é saber usá-lo com sabedoria e de forma colaborativa.
E então, você já sabe o seu papel nesses novos tempos?