Saturday, May 7, 2011

Mídias sociais, afinal o que é isso?

Não se preocupem, o objetivo desse post não é explicar o que é cada um dos novos canais que fazem partem das chamadas mídias sociais, mas sim contar uma experiência muito bacana que eu tive essa semana.

Há duas semanas atrás, minha chefe me chamou na sala dela e me convidou para participar do dia das mães que a empresa estava organizando. Na verdade, ela disse que nós duas faríamos uma apresentação sobre Mídias Sociais. A ideia era mostrar para as mães dos funcionários quais são essas ferramentas e como utilizamos no nosso dia a dia, tanto para fins empresariais como pessoais.

Foi a experiência mais bacana que eu já encarei! Nós nos apresentamos em dois dias, no primeiro dia fomos para Guarulhos e conversamos com cerca de 40 mamães, no segundo dia falamos com  as mães dos funcionários de Osasco, tinham aproximadamente 65 participantes. A faixa etária era bem variada, de 40 até 80 anos.

Surgiram histórias muito interessantes, uma mãe contou que aprendeu a fazer o imposto de renda no Youtube, outra contou que faz amigos pelo mundo todo através das redes sociais, e a mais emocionante, foi a história de uma mamãe que contou que há 20 anos atrás o marido dela resolveu vender placas de vídeo para computadores e ela achou que isso nunca daria certo, mas, de acordo com ela, não só deu certo e olhe só, hoje, duas mulheres estão contando como utilizar o computador como um meio de comunicação para compartilhar conhecimento e informações.

Algumas mães disseram que ainda não tem facebook, orkut, twitter, mas a grande maioria já ouviu falar sobre isso. Muitas também contaram que os filhos não tem muita paciência para ensinar, então elas acabam não entrando nas redes, às vezes até por medo de estragar o computador. Eu a Marisa (minha chefe) incentivamos que elas façam parte das redes, é bacana para reencontrar amigos e até mesmo ficar mais próximo de pessoas queridas.

Como eu mencionei na palestra, o que mais me fascina nesses novos meios é a possibilidade de compartilharmos conhecimento. Veja só, eu tenho um blog onde compartilho minha opinião sobre comunicação, redes sociais, enfim temas que são meu expertise. Se não fosse a era 2.0, meus pensamentos estariam guardados só para mim.

Outro ponto que eu ressaltei foi a incrível dinâmica que permeia esse mundo virtual. A interação com as pessoas é instantânea, eu escrevo, você dá um retweet ou faz uma pergunta e eu respondo. Apesar da distância e da falta do contato face a face, eu vejo nesses novos meios a humanização dos processos de comunicação. Do ponto de vista empresarial sinto que é isso que nós faz ser mais ou menos competitivos do que a concorrência. Mostrar para as pessoas que por trás de uma organização existem pessoas que fazem aquilo acontecer. Para mim, esse relacionamento é sim uma vantagem competitiva e, eu como Relações Públicas - e uma das responsáveis por esse canal de comunicação, me sinto lisonjeada em designar esse papel.

Antes de finalizar esse post, quero contar mais uma coisa, a minha mãe assistiu a minha apresentação, o que tornou essa oportunidade ainda mais especial. Mãe, obrigada por ser essa pessoa maravilhosa e especial, sem você eu não seria 1/3 da pessoa que sou.

Desejo para todas as mamães um excelente domingo, cheio de amor, paz e trocas de informação!

1 comment: