Hoje, felizmente, a minha sexta-feira não teve nada de treze, muito pelo contrário, foi repleta de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional.
Antes de continuar o post, quero registrar mais uma vez que eu sou alucinada pela vida acadêmica. Podem anotar, eu ainda vou virar professora. Não preciso falar de qual disciplina, preciso?
Vamos voltar ao foco do post...rs! Hoje participei do 11º MIX Aberje de Comunicação Interna e Integrada e aprendi uma série de coisas, que faço questão de compartilhar com vocês. O evento rendeu muitas anotações, por essa razão, vou abordar cada um dos temas em diferentes posts.
A abertura do evento foi feita pelo diretor-geral da Aberje e professor da ECA-USP, Paulo Nassar. O tópico da apresentação dele que mais me chamou atenção foi o seguinte: "O profissional de comunicação tem que se aprimorar constantemente. Além disso, tem que ser uma pessoa culta, não apenas no sentido de conhecer e entender sobre diferentes temas, mas acima de tudo, saber cultivar as relações, possuir a técnica, se preocupar com estética e design e conhecer diferentes culturas".
Juntando essa frase com as palestras do dia e com as minhas crenças criei o seguinte pensamento: a comunicação é uma atividade multidisciplinar. Um bom profissional dessa área precisa conhecer sobre psicologia, ciências humanas, história, geografia, português, matemática, medicina, sociologia, filosofia... como desenvolver planejamentos de comunicação sem saber o que é a pirâmide de Maslow, por exemplo.
Muitas pessoas e, eu arrisco dizer, muitas empresas ainda pensam que fazer comunicação é algo simples, que qualquer um pode desenvolver. Mas, percebo que essa máxima está em decadência e a visão simplista sobre o que é comunicação e como fazê-la para todos os stakeholders está mudando. Dia após dia, leio, ouço e aprendo com diferentes pessoas que as empresas estão aprendendo e entendendo a importância da comunicação nos dias de hoje.
Seja por conta das mídias sociais, do aumento de market share, da necessidade de desenvolvimento de uma governança corporativa, ou por muitas outras razões, os diretores, gerentes e equipes de comunicação estão cada vez mais próximas do CEO. Uma área que antes era considerada um mero acessório, agora é parte estratégica do negócio - tem um post antigo sobre esse assunto (O contador de coxinhas). Motivo de muito orgulho...rs!
Mas, agora me conte, você procura se reciclar constantemente? Interage com diferentes áreas para buscar os melhores resultados? Hierarquicamente responde para quem?
p.s; não percam, durante a semana farei novos posts sobre o evento.
Muitas pessoas e, eu arrisco dizer, muitas empresas ainda pensam que fazer comunicação é algo simples, que qualquer um pode desenvolver. Mas, percebo que essa máxima está em decadência e a visão simplista sobre o que é comunicação e como fazê-la para todos os stakeholders está mudando. Dia após dia, leio, ouço e aprendo com diferentes pessoas que as empresas estão aprendendo e entendendo a importância da comunicação nos dias de hoje.
Seja por conta das mídias sociais, do aumento de market share, da necessidade de desenvolvimento de uma governança corporativa, ou por muitas outras razões, os diretores, gerentes e equipes de comunicação estão cada vez mais próximas do CEO. Uma área que antes era considerada um mero acessório, agora é parte estratégica do negócio - tem um post antigo sobre esse assunto (O contador de coxinhas). Motivo de muito orgulho...rs!
Mas, agora me conte, você procura se reciclar constantemente? Interage com diferentes áreas para buscar os melhores resultados? Hierarquicamente responde para quem?
p.s; não percam, durante a semana farei novos posts sobre o evento.
Muito bom o post. Legal gente jovem tão entusiasmada com a vida acadêmica. Nós, que somos professores, adoramos ter alunos assim. Fico feliz por ter compartilhado um pouco sobre o evento, já que vivo no interior e não tenho condições de participar. Grande abraço e muito sucesso na vida acadêmica. Trabalhei mais de 15 anos como gestora de comunicação no mercado e hoje sou professora de Comunicação Interna. Vale a pena.
ReplyDeleteGrande abraço,
Adriana Sousa
Olá Adriana
ReplyDeleteObrigada por compartilhar conosco sua experiência e comentar sobre o post. Realmente, a vida acadêmica é uma meta pessoal e, sinto, que com o blog já posso começar a compartilhar minhas ideias e desenvolver algumas características e conhecimentos que julgo necessários para o exercício desse atividade.
Espero que você continue compartilhando suas experiências e pontos de vista aqui no Nossopapo.
Abraços,
Gabriela