Saturday, October 2, 2010

Tudo tem um começo

...é difícil começar, mas depois que você acha o caminho as coisas ficam um pouco mais fáceis. Essa frase pode ser aplicada em muitos momentos da sua vida pessoal ou profissional, mas eu estou me referindo ao plano de mídias sociais.

Conforme mencionei no post "O desafio de ser 2.0", o plano de comunicação para as mídias sociais deve ser desenhado como um Business Plan. Você deve estar perguntando, como fazer isso, certo? Vou compartilhar com vocês o meu modelo, mas ele não é o único, é importante sempre trabalhar e moldar as fases e nomenclaturas para a realidade do mercado em que estamos inseridos, por isso, não se preocupem se tiverem que fazer ajustes, mudar as ordens das coisas ou inserir novos tópicos.

Vamos lá:
Nós sabemos que estar nas redes sociais é uma realidade e uma necessidade, mas não podemos sair fazendo as coisas simplesmente por fazê-las. Para convencer os demais e conquistar Sponsors para o seu business é preciso acertar os pingos nos I's e mostrar os resultados tangíveis e intangíveis que serão alcançados. Eu gosto de nomear as fases, pois se em determinado momento tivermos que explicar o estágio em que estamos poderemos dizer que estamos na fase de X ou Y.  

1  - Monitoramento: o primeiro passo a ser dado é entender se você é ou não mencionado nas redes, essas menções são positivas ou negativas, quem tem falado de mim, eu já existo na rede (ou seja, alguém criou um perfil ou comunidade sobre mim).  Essa etapa podemos definir como Análise do Ambiente Externo.
No segundo passo, ainda na etapa Monitoramento  é importante entender qual estágio a cultura organizacional está. Estamos preparados para entrar na rede, temos conhecimento, recursos suficientes?

2 - SWOT: após o monitoramento, é importante fazer um cruzamento dos dados e traçar a análise SWOT, contrapondo AMEAÇAS X OPORTUNIDADES (baseadas na análise externa) e as FORÇAS X FRAQUEZAS (baseadas na análise do ambiente interno).

3 - Estratégia: nessa etapa você vai ter que responder algumas perguntas:
- vamos para redes sociais porque?
- qual o nosso objetivo?
- qual será nosso público-alvo?
- que canais vamos utilizar?
- queremos fidelizar, atrair, encerrar o relacionamento?
Essa, sem sombra de dúvidas, é uma etapa muito importante, pois você tem quem mostrar porque você escolheu esse canal e não ou outro? Digamos que esse é o ponto em que você irá ou não atrair Sponsors para o seu projeto.

4 - Projeção financeira: aqui é hora de falar sobre o ROI e fazer as projeções de receita, custos, investimento.

5 - Mensurar resultados: após a implementação do plano é preciso acompanhar os resultados e mostrar se os objetivos foram alcançados.

Espero que esse breve guia auxilie vocês, como eu disse no início do POST, não é uma fórmula mágica, cada um de nós sabe as necessidades e peculiaridades do mercado em que atua.

Acho importante compartilharmos cases e experiência, só assim podemos evoluir e aprimorar o nosso conhecimento sobre o assunto!

SUCESSO!

No comments:

Post a Comment