Ultimamente, tenho pensado muito nas novas formas de comunicação e como elas têm transformado a interação e até mesmo o relacionamento entre as pessoas.
Hoje, pensei o dia inteiro sobre a seguinte questão (adianto que com muitas ressalvas...): se o twitter é uma ferramenta de comunicação tão efetiva, por que não utilizamos o mesmo conceito para aprimorar a comunicação interna?
É claro que há momentos em que a comunicação não pode ser tão sucinta, mas há algumas mensagens que podem ser passadas em 140 caracteres? Vocês não acham?
Muitas vezes eu penso sobre a efetividade dos comunicados que são enviados por email ou via link para intranet. Vivenciei muitos casos em que as informações estavam na home da intranet e a pessoa se quer procurou, foi mais fácil pegar o telefone e perguntar para alguém da comunicação. Eu não estou dizendo que isso não pode acontecer, mas confesso que por essas e outras já fiquei bastante frustrada sobre os processos internos de comunicação.
Eu pensei em agregar várias ferramentas em uma única. Vejam a minha ideia:
- que tal criar uma TV Corporativa, que tenha diariamente 60 segundos de notícias escritas em 140 caracteres? Que tipo de notícias seriam?
Algo do tipo:
Hoje, a partir das 17h45, os elevadores serão desligados para manutenção.
Participem da palestra - Comunicação interna: desafios e oportunidades. Dia 06/10, sala 2, 15h. Incríções: gabipetrin@gmail.com
O espírito aqui é tentar resgatar a importância e efetividade dos comunicados enviados por email ou publicados na intranet e no jornal mural, pois cada vez mais as pessoas lêem cada vez menos. O maior desafio que eu vejo para nós, Profissionais de Comunicação, é utilizar as novas ferramentas como aliadas e desbanalizar ferramentas que outrora foram tão importantes no desenvolvimento das nossas atividades. É claro, além de atrair a atenção e obter o comprometimento.
Eu sei que vocês devem estar achando que eu simplifiquei demais as coisas, mas sabe, nós é que dificultamos grande parte delas, é por isso que eu tenho twitter, blog, facebook, linkedin...estou treinando e tentando encontrar as melhores formas de comunicação com os meus stakeholders.
E vocês, o que acharam dessa história toda? Vamos lá pessoal, participem, tenho sentido falta da COLABORAÇÃO de vocês.
Oi pessoal, voltei aqui nesse post, pois ontem o Mauro Segura publicou um post no blog dele (http://aquintaonda.blogspot.com) justamente falando sobre mídias sociais e como as empresas ainda enxergam esses novos meios como forma de aumentar vendas e não como fonte de novas ideias e aprimoramento de processos (sugeridos por seus colaboradores ou clientess).
ReplyDeleteAcho que vale a pena acessar, ainda mais que esses relato dele é sobre o digital age (que eu queria muito ter ido).
bjs Gabi