Monday, August 30, 2010

Qual a sua trilha?

Não pessoal, eu não errei a pergunta, eu não quero saber qual a sua tribo, mas sim a sua trilha. Uma boa história não é completa sem uma trilha musical.

Se você disser que não tem, vou ficar chocada. Os melhores dramas, comédias, romances, suspenses têm uma trilha, a sua história também precisa.

Tá achando esse papo muito confuso, vou te ajudar a clarear.

Para que a sua trilha seja completa é preciso seguir uma lógica. Vamos lá, desligue a TV, aumente o som do PC porque a viagem vai começar.

1 - Música para dias melancólicos (de cortar os pulsos): All by myself - Celine Dion

2 - Ok, você já chorou (o motivo não vem ao caso) está na hora de cantar aquela música que vem da alma e funciona como uma bela injeção no ânimo: Ain't No Mountain High Enough

3 -  Você ficou tão feliz que decidiu sair com as amigas (os) e ao entrar no elevador começou a tocar: Pretty Woman

4 - Quando você chegou na festa, tomou um prosseco e falou para os amigos "Eu amo vocês", e tem mais, para provar o seu amor você pediu para o DJ tocar:  Time of your life

5 - Mas você sabe, quando bebemos um pouquinho além da conta queremos que as pessoas tenham certeza dos nossos sentimentos, você então subiu no palco e cantou: I'll be there for you

6 - Depois você se jogou e dançou a noite inteira, afinal de contas: I gotta feeling

7- Mas você estava tão bem, mesmo depois desse show, que atraiu todos os olhares da noite e conheceu o amor da sua vida. Ah, não existe romance sem música, vamos lá, prepare seu coração: Não vá embora

8 - A festa acabou, rendeu muitos frutos até um futuro casamento. O relacionamento está durando, mas após 12 meses os "probleminhas" começaram a aparecer e você fica doida (o) afinal, será que o ser humano é: Hot N Cold

9 - Já que as coisas não estão assim tão Hot, é melhor fazer uma viagem romântica, ah, na estrada não tem nada melhor do que: Mr Brightside

10 -Ok, vocês viajaram, foi tudo maravilhoso e cá entre nós, todo bom filme tem final feliz. A história da nossa vida não pode ser diferente...vocês resolveram casar e a primeira música a tocar: Aleluia 

11 - Peguei pesado né? Ok, vamos melhorar na hora dos votos:  I say a litlle prayer for you

Já te dei boas dicas, agora é só terminar de completar a sua trilha. Eu já estou completando a minha. Os amigos próximos sabem que eu tenho uma relação muito forte com a música, cada passagem da minha vida tem uma. Ficaram curiosos né, muito bem, essa semana vou selecionar algumas delas e postar para que vocês conheçam um pouco mais da minha trilha e das minhas histórias.

Tuesday, August 24, 2010

Do nosso jeitinho

Os profissionais da área de comunicação tem como desafio diário alinhar as comunicações internas e externas à estratégia e, principalmente, à cultura organizacional. Não é segredo que a cultura é o ponto chave na determinação do planejamento de comunicação, marketing, financeiro, rh, etc de uma empresa.

Uma vez, um professor meu passou uma ótima definição sobre cultura. O texto era mais ou menos assim: "cultura é a forma pela qual um grupo lida com questões internas e externas, tomando por base suas crenças, rituais e símbolos". Ainda nas minhas aulas de empreendedorismo e liderança, vimos que a cultura nasce com o empreendedor, não porque ele saiba tudo, mas sim porque ele tem as premissas fortes de como as coisas devem funcionar e, por isso, as ideias dele serão as primeiras a serem testadas e se derem certo serão assumidas como "a maneira com que fazemos as coisas aqui".

Pois bem, sabemos o que é cultura e como nasce, mas eu ainda me questiono porque muitas vezes não mudamos a maneira de fazer alguma coisa. O mundo não está mudando? As novas tecnologias não estão mudando as formas de interação? As empresas não têm se comunicado numa via de mão dupla? Peraí, alguma coisa não está fazendo sentido.

Ano passado, uma pessoa estava me contando como as coisas funcionavama na empresa dela e comentou que nos eventos não eram servidos abacaxis, mas porque? Ela mesma não sabia. O que eu quero mostrar com esse exemplo é, se não nos questionarmos sobre algumas coisas elas não vão mudar, há momentos seja na vida pessoal, no trabalho, na elaboração de um comunicado, anúncio...que precisamos inovar, mostrar que sabemos e podemos fazer diferente, e se por acaso der errado, podemos assumir o erro e voltar atrás.

A cultura não é algo imutável, precisa evoluir com a sociedade.

Não quero revolucionar o mundo nem a cultura das empresas ou países, mas tenho como verdade que o verbo testar será o centro da geração Z. E quando perguntarmos para eles porque os resultados são tão fantásticos, a resposta será: Porque testamos o novo, esse é o nosso jeitinho!

Monday, August 23, 2010

Uma questão de sobrevivência

Eu não sou o tipo de pessoa que tenta de qualquer jeito mudar a opção política dos outros, vocês nunca vão me ver tentando convencer alguém de que o meu candidato é o melhor, mas nesse post, sem fazer referência à qualquer partido ou candidato eu preciso me manifestar.

Estou chocada com a falta de segurança pública, minha indignação não é de hoje, mas ficou ainda mais forte depois dos fatos acontecidos no RJ no último final de semana. Não sei vocês, mas eu cansei de assistir cenas de terror na saída para o trabalho, na hora do almoço, na hora de voltar para casa ou até mesmo no momento do sagrado descanso.

Não há mais limites e muito menos PAZ, quem de nós não anda nas ruas como um doido olhando para todos os lados e desconfiando de todos os cidadãos? Quando alguém vai tomar alguma atitude? É preciso chegar ao extremo?

Eu só vejo uma luz no fim do túnel, nessas eleições precisamos votar com mais consciência e depois que Dilma, Serra, Marina....seja lá qual deles chegar ao posto, precisamos cobrar, cobrar resultados e soluções.

Nós não somos cobrados diariamente pelas melhores ideias e máxima performance? Pois bem, vamos exercer o nosso papel de chefes, exigir soluções e, principalmente, compromisso e ética.

Vamos cobrar que as políticas públicas ofereçam oportunidades para todos, todos àqueles que buscam oportunidades, que querem conseguir um bom emprego, que almejam conquistar a casa própria e que sonham em um dia contar com um bom sistema público de saúde.

É pessoal, talvez eu não seja a pessoa mais adequada para falar sobre política, mas uma coisa eu sei, votar consciente passou a ser questão de sobrevivência...

p.s: enquanto escrevia esse post, vi que a minha amiga Van Yurie publicou em seu blog o seguinte texto: Simples e muito bem explicado. Vale a pena conferir!

Sunday, August 22, 2010

Histórias para rir e chorar

Os filmes e livros têm o poder de nos envolver nas histórias de outros personagens e, mesmo que seja por 2 horas, compartilhamos os sonhos, conquistas, derrotas e frustrações de outras pessoas.

Hoje, acordei e comecei a assistir, pela vigésima vez, Patch Adams - o amor é contagioso. Esse filme, na minha opinião, é um dos melhores trabalhos do Robin Williams, pois além de mostrar a diferença entre querer fazer e querer fazer com o coração, também aprendemos como faz bem fazer a diferença na vida de outras pessoas.



Existe uma série de outros filmes nessa linha que me marcaram bastante: A corrente do bem, PS: I love you, Cidade dos Anjos, Em Busca da Felicidade, Coach Carter, Sete Vidas, Um Sonho possível....dentre muitos outros!

Alguns dos meus livros prediletos: Os delírios de consumo de Beck Bloom (a série completa), Los Angeles, Melancia, Remember me (para facilitar, todos da Marian Keyes), A menina que roubava livros, O guardião de memórias, O chamado, A menina do brinco de pérola...a lista aqui é extensa, esses são alguns dos quais eu lembro...

E vocês? Quais filmes ou livros marcaram sua vida? Quando alguém pede uma recomendação, qual a sua primeira dica?

Thursday, August 19, 2010

Ser feliz

Felicidade: um estado de espírito, uma vontade louca de sair dançando, cantando, berrando para quem quiser ouvir, OI PESSOAL, SABE, EU SOU FELIZ!

Claro, eu não me sinto assim todos os dias, nem poderia, se eu disser que todo dia é ótimo é mentira, tem dias que eu simplesmente não tenho vontade de fazer nada, falar com ninguém, mas tem dias...como hoje por exemplo, sabe quando você é invadido por um sentimento que não cabe dentro de você?

Eu simplesmente acordei me sentindo assim, FELIZ. Amo tudo o que tenho, os meus amigos, a minha família, minhas conquistas e os meus sonhos. E sabe o que é melhor, muitos dos meus sonhos estão próximos da realidade, alguns ainda continuam lá como sonhos...

Como eu já escrevi aqui no Blog, às vezes precisamos mudar de Perspectiva (risos), e sem dúvidas, precisamos acreditar em algo!

Como diz o livro que eu estou lendo: EKAM EVEILEB! traduzindo...rs: MAKE BELIEVE!
Para quem quer saber um pouco mais sobre o livro e essa questão de ACREDITAR, acessem o blog Mais de Mim:crônicas e observações, da minha amiga SUPER especial Van Yurie.




Monday, August 16, 2010

Segredo das mulheres

Oi pessoal. Antes de continuar esse post preciso me desculpar, mas as últimas semanas foram insanas. Morri de saudades desse momento que é só meu, ou melhor NOSSO.

Mas, como diz aquela famosa música: "caminhando e cantando e seguindo a canção", estou aqui com dois objetivos, compartilhar as minhas ideias e ouvir a opinião de vocês.

Então, sem mais enrolação, vamos ao que interessa.

Há umas duas semanas, minha querida prima, Vivi, veio dormir aqui em casa e um dos papos da noite foi O Nossopapo.com.

Conversamos sobre os melhores e piores posts e discutimos algumas sugestões de temas. Um deles, eu abordarei hoje. 

Intuição

Os homens que me desculpem, mas esse dom é das mulheres, é impressionante o nosso poder de prever alguns acontecimentos e sentir quando alguma coisa vai bem ou vai mal.

Semana passada aconteceu uma situação interessante, mas o mais engraçado é que eu conheço bem pouco a protagonista da história, porém, eu tinha certeza do fato que se desencadearia uma semana depois. Foi tudo muito maluco.

Eu fico me perguntando, por que será que isso acontece? Por que as mulheres são mais sensíveis as forças do universo? Será que na verdade não somos mais sensíveis, mas sim mais atenciosas e percebemos com mais facilidade as dicas e sinais que recebemos?

Ok, eu tenho que concordar que às vezes começamos correlacionar questões que não tem nada a ver, mas no geral estamos com a razão.

E vocês, já passaram por situações assim, em que a sua intuição lhe direcionou para os melhores caminhos?

Wednesday, August 4, 2010

Você, quem é você?

Se você tivesse que responder essa pergunta em 30 segundos, qual seria a sua resposta?

Difícil definir né? Não é tão simples quanto parece, mas acreditem, é essencial, afinal nunca sabemos quem vamos encontrar no elevador...

Eu não estou doida não, hoje lembrei de uma super aula que eu tive na pós. A matéria era empreendedorismo e o professor Alvaro Cardoso Armond.

Lá pela metade do curso ele nos deu uma dinâmica de grupo. Nesse exercício os intregrantes da sala tiveram que se reunir em grupos de 6/7 pessoas e definir um novo negócio. Depois de desenvolver o conceito para o novo negócio tivemos que criar um speech de 45 segundos. Terminada essa etapa, determinamos quem seria o nosso elevator pitcher. O eleito teve que escolher entre 16 elevadores. Após escolher, o pitcher foi convidado "a entrar" no elevador e falar sobre a ideia para um desconhecido ou uma personalidade (isso era aleatório e dependia do elevador escolhido).
Ao final dos 45 segundos, tivemos uma sessão de feedback de 5 minutos, tanto sobre o conceito do negócio, quanto sobre a capacidade de síntese do grupo. Foi um das melhores aula que eu tive durante o curso.
 
Há pouco tempo, participei de um treinamento e o palestrante deu exatamente a mesma atividade, mas dessa vez o discurso era outro, cada um dos participantes tinha 30 segundos para se apresentar.
 
Você já fez isso? Então vamos lá, tente, se apresente, queremos conhecê-lo.
 
Eu? Ah sim, claro...
 
"Eu sou Gabriela Petrin, relações públicas. Trabalho com comunicação há 5 anos e sou apaixonada pela minha profissão. A minha maior recompensa é ver um projeto concluído e a comunicação entre as pessoas fluindo (juro que essa rima não foi intencional). Adoro jogar papo fora, conhecer pessoas e descobrir o mundo. Sou vidrada em livros, mas não sei ler um de cada vez, leio uns três ao mesmo tempo...rs. Amo viajar.
Criei um blog com o objetivo de compartilhar minhas ideias, angústias, dúvidas e certezas. Com Onossopapo.com pretendo ficar mais próxima dos amigos queridos que estão perto ou longe. E é claro, se não for muita pretensão, fazer a diferença na vida das pessoas".

Tuesday, August 3, 2010

Saudades

Quem arrisca definir o que essa palavra significa?


Acreditem, eu que tirei essa foto. Linda não?

Todos nós sentimos quando ela bate, mas raramente conseguimos provar objetivamente o que é, assim como 1+1=2.

Hoje ouvi uma música que trouxe muitas lembranças. Acho que ainda não contei aqui no Blog as melhores viagens da minha vida, uma delas foi o meu intercâmbio em San Francisco.

Aquele lugar é simplesmente fantástico e, enquanto eu estava lá, sempre que ligava a TV assistia a propaganda do Mac Book air...

...indiretamente, essa música acabou se transformando na música da minha passagem por SF. Toda vez que eu escuto dá um nó na garganta. Foram as melhores semanas da minha vida, pois tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas, estudar bastante, visitar lugares maravilhosos, enfim aproveitar e ser feliz demais!

Acho que saudades é: sentir falta de uma fase que passou, dos amigos que você encontra duas vezes por ano, dos parentes que já se foram, daquele tempo maravilhoso que se foi e não volta mais! Por isso, seja solidário, aproveite mais a vida, busque a felicidade, não deixe de falar o que sente por medo ou vergonha, acredite nos seus sonhos, corra atrás, comemore as vitórias, chore as derrotas, mas no fim, encontre a sua verdade.

Saudades é isso que senti enquanto escrevia esse post