Wednesday, June 30, 2010

Ética corporativa

Aproveitando a última matéria que eu publiquei no Blog, gostaria de fazer um gancho com o tema Ética Corporativa.

Mauro Segura divulgou em seu blog, a quinta onda, alguns casos de empresas que processaram e até demitiram seus funcionários após ações indevidas na web.

Um dos posts conta a história de uma ex funcionária que ofereceu para seus ex colegas de trabalho,através do linkedin, um novo emprego, porém ela não poderia ter feito isso já que havia assinado um contrato de non competition.  

O outro caso conta a história de um funcionário que falou mal do presidente em seu blog pessoal e comentou sobre algumas coisas que discordava da empresa, inclusive dos salários pagos. Sem dúvidas, o cara foi demitido.

Há muitos outros exemplos, eu poderia ficar aqui horas... mas, com esses casos, quero mostrar que quando interagimos na web estamos expondo aquilo que temos de mais valioso, que é a nossa imagem e reputação. Qualquer erro pode resultar em situações iguais ou piores à essas. É o que aquele velho ditado diz: leva-se anos para construir uma reputação e apenas trinta minutos para destruí-la".

Eu vou ser muito sincera, acredito que a ética é algo intrínseco ao ser humano. Você é ou não é, e as suas atitudes sempre refletirão a sua índole, seja na vida pessoal ou profissional.

O mesmo acontece com as empresas, afinal, elas são a materialização do comportamento das pessoas que nelas trabalham, por isso, eu acho sim que é importante ter manuais de ética, políticas internas que orientem os funcionários a utilizarem os meios digitais e, o mais importante, que essas orientações fiquem acessiveis e disponíveis para todos.

Enquanto escrevia esse post, comecei a pensar, mas e as empresas, têm agido com ética?

O caso da Nestle é bem interessante nesse aspecto. Eles foram criticados pelo Greenpeace por conta do óleo de dendê que é utilizado na fabricação Kit Kat. Segundo o Greenpeace os fornecedores deles estão "destruindo as florestas tropicais da Indonésia, que ameaça a subsistência dos povos locais e empurrando orangotangos para a extinção." De acordo com as informações publicadas por Mauro Segura, "muitos comentários negativos postados pelas pessoas na página da Nestlé no facebook foram deletados e muitos outros foram respondidos com respostas padronizadas, mostrando que a empresa parecia não tratar cada comentário de forma individual"...

No comments:

Post a Comment