Monday, May 31, 2010

Planejamento

O que é o planejamento? Eu definiria como a atividade que mais realizamos em nossas vidas.

Agora mesmo, estava vindo para casa planejando qual seria o próximo post do blog. Tem dias que eu vou dormir e já planejo a roupa que vou usar no dia seguinte. E as férias, quem não acaba de voltar de uma e começa a planejar as próximas?

E no trabalho então, quantos planejamentos não fazemos? Tem o planejamento do budget, do plano de comunicação, do evento para clientes.

Planejar, Planejar, Planejar...está aí, será que esse não é o verbo que ao mesmo tempo em que nos norteia nos atrapalha?

E quando planejamos alguma coisa que não dá certo, não sei vocês, mas eu já tive frustrações enormesssssssssssssss...quantos planejamentos feitos e quantas chateações. Às vezes, o descontentamento acontece porque algum pequeno detalhe saiu errado, ou um grande erro que colocou tudo a perder.

Foi pensando nisso tudo, que parei e cheguei a uma conclusão: Por que não ser mais espontânea? Eu não preciso planejar uma dia antes que roupa vou colocar, nem em que restaurante almoçar. É óbvio que algumas coisas PRECISAM ser planejadas mas, e se tentarmos planejar menos e seguir mais a voz do coração, do impulso.

Eu estou disposta, e vocês?

Lembrei de um texto que fala mais ou menos sobre isso, fica como algo para trabalharmos durante a semana...ops, já estou planejando!

Um dia a gente nasce. Frágil, dependente, ignorante. Depois, o aprendizado se inicia através do contato direto com as coisas e as pessoas. Em seguida, de posse da fala, são exploradas as memórias humanas a partir dos testemunhos dos pais, irmãos, parentes, amigos e professores. Então, chega a época de se preparar para as escolhas de "gente grande". E "gente grande" vive a tomar decisões. De algumas se arrepende. De outras sai satisfeita.

O arrependimento e as frustrações nascem das nossas ilusões. Uma pessoa ouve o que os outros dizem, vê o que eles fazem, e sua imaginação constrói um cenário bonito e aconchegante, cheio de tranqüilidade, compreensão, carinho e prazer. Mas ao tentar transformar o sonho em realidade, falta não só um terreno sólido o bastante para sustentá-la como materiais resistentes e duráveis. Felizmente existem as oportunidades ...

Saturday, May 29, 2010

Não tenhamos pressa

Curiosamente, hoje peguei um caderno que tem na capa várias frases, comecei a ler e várias delas me chamaram atenção, mas uma, confesso, me deixou reflexiva.

"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo". José Saramago

Eu estou me perguntando, quis ele dizer: não fique correndo atrás daquilo que você quer, mas também não fica esperando acontecer por um milagre, dê uma forcinha, mas lembre-se as coisas acontecem quando tem que acontecer.

Vocês acham somos donos do nosso destino, mas que algo já está traçado para nós? Podemos mudar algumas coisas? Devemos concetrar nossas energias somente naquilo que sabemos que pode dar algum resultado?

Thursday, May 27, 2010

Carisma, parte II

Esse tema me deixou com a pulga atrás da orelha, tks Pati...rs!

Busquei a opinião de outras pessoas em outras fontes. Essas duas opiniões que eu vou colocar abaixo são de dois membros da rede exame PME. Aliás, os empreendedores deveriam se unir a essa rede. Há muitas discussões bacanas e pessoas com histórias bem interessantes: http://revistapme.ning.com
.

Mas, vamos lá, vejam outras opiniões sobre o tema:

Luís Ricardo Chiba - www.claudiolara.com

O "chefe" não precisa ter carisma afinal ele não inspira ninguém.

O carisma é essencial para todas as pessoas que querem ter sucesso. Ele atrai pessoas.
Para desenvolver esta habilidade a pessoa tem que ouvir os outros, se interessar genuinamente pelas pessoas, ser coerente e congruente e principalmente mostrar atitude.

Eu perguntei para ele:
Luis muito obrigada pelo seu ponto de vista.
Um ponto que gostaria de te perguntar, você acha possível desenvolver o carisma? Eu acho, que tem que ser da personalidade da pessoa, você não acha que se tiver que desenvolver esse interesse pelas pessoas, pode se tornar algo forçado, não genuíno?

Luís:
Sim as pessoas podem desenvolver o carisma. Primeiro vc aprende a técnica, depois vc pratica a técnica até que ela fique natural.

Em nossos cursos batemos muito nesta questão.

Eu por exemplo mudei muito com o tempo, se me conhecesse a treze anos atrás diria que eu mudei de uma forma impressionante (era extremamente timido e não defendia minhas opiniões).


Adriano, outro integrante da rede respondeu:
Eu resumo minha opinião na seguinte frase: ter carisma é um grande passo para chegar onde você precisa. Se você tem capacidade e carisma, certamente não precisará da sorte para vencer...

E acredito que o chefe precisa sim ter carisma, pois é mais fácil ser ouvido e seguido por sua equipe sendo carismático do que não sendo. Mas não se engane, carisma é uma coisa e competência é outra. Já vi gente ser promovida simplesmente por ter carisma, e gente sendo substituída por outra, apesar de sua competência, por não ter... quem não gosta de trabalhar com pessoas carismáticas?

Luís respondeu para Andriano:
Adriano,

Quando falei do "Chefe" foi para contrastar com Líder, acredito que na sua resposta vc tb esta se referindo ao líder.

Adriano complementou:
Luís, obrigado por esse destaque! Eu realmente não havia interpretado sob esse aspecto, e havia de certa forma discordado do seu ponto de vista. Com isso, estamos convergentes em nossas opiniões.

Mas está feita a correção, e peço-lhe minhas sinceras desculpas.

acredito que é possível sim desenvolver o carisma. Traços de personalidade podem ser moldados pelo meio em que se vive e pelo próprio esfoço do interessado em modificar sua conduta com relação as pessoas. Pode até não ser autêntico num primeiro momento, mas para fins de relacionamento, é estratégico melhorar a percepção que as pessoas têm a seu respeito. E com o tempo a pessoa pode até incorporar o carisma entre suas características. Já comprei um livro chamado "O poder da gentileza". Se é possivel desenvolver a gentileza como adjetivo pessoal, por que não o carisma?!

E vocês, chegaram a alguma conclusão?
Participem...

Tuesday, May 25, 2010

Carisma

Boa noite pessoal. Conforme sugerido pela minha irmã Pati, já temos o nosso primeiro tema para discutir.

Carisma... o que é carisma? É uma qualidade? Como definir tal palavra? Todo líder é, ou deveria ser carismático? Carisma/competência?

Para esquentar a discussão vou dar o meu ponto de vista.

No meu entendimento carisma é algo que você tem ou não, não vejo como algo possível de ser desenvolvido. É a capacidade que alguém tem de conseguir conquistar a boa vontade dos demais para determinado tema, ponto de vista. É uma qualidade, quando não for em excesso, aliás, tudo que é em excesso é chato!

Nem todo líder é carismático, mas sem sombra de dúvidas conta muito a favor, mas não acho que seja essencial. Não vejo carisma como competência, mas sim como uma qualidade.

Fui procurar no site da HSM algum artigo relacionado ao tema, encontrei um bate-bola que foi realizado com o Prof. Minoru Ueda, abordando o seguinte tema: Empatia auxilia nas relações de trabalho?

Como eu enxergo o Carisma como um fator de empatia, selecionei a seguinte pergunta que fizeram para ele:

A liderança empática não seria um tipo de liderança carismática? Enviada por Luiz Coronheiro.
MU - O carisma é um ponto importante para o exercício da liderança, contudo acredito que a prática da empatia auxiliará este líder carismático a entender os colaboradores que ainda não detém este carisma. Ou ainda não desenvolverão esta competência, possibilitando com isto auxiliar no crescimento profissional e pessoal dos membros da sua equipe.

(Pergunta retirada do site da HSM Online. Para acessar o documento na íntegra, clique aqui). Vale a pena!

E vocês, o que acham? O que é carisma? Você tem?

A vida é feita de fases

É engraçado, mas a medida que vamos crescendo mais saudosos ficamos.
Saudades de um amigo que mora longe, de uma pessoa querida que já se foi, saudades das brincadeiras, da inocência, da falta de responsabilidade, das preocupações...enfim das fases que vivemos!

Eu por exemplo, passei por várias. As mais memoráveis:
- Barbie - UAU! Eu era a princesa atrás do par ideal (com dez anos eu já pensava nisso, que horror...)

- Camiseta Big Jonhson - Uau, na minha época não tinham essas mensagens subliminares, tinham?

- Patins Roller Blade - essa fase foi uma das que mais me marcou, caraca, eu adorava pular rampa.

- London Fog - esse eu lembro direitinho, tinha bem meus 17-18 anos. Não faz tanto tempo assim vai!

- O Básico/Insônica - esse era O BAR, conheci muita gente bacana por lá. E uma das melhores bandas de pop rock nacional (A insônica) e internacional (Dave Matthews Band). Não posso esquecer de mencionar a música da minha vida #41.

Mas, porque eu estou falando tudo isso?
Ah, claro, fases...atualmente estou na fase Casamento. Muitas amigas casando e eu também estou planejando o meu casamento. Não há nada como passar horas com as amigas, fofocando, tricotando.

Enfim, esse é O Nossopapo.com. Falar de tudo e de nada, matar as saudades do que passou e do que está por vir!

Para relembrar os velhos tempo.
Fuiiiiiiiiiiii.............

Monday, May 24, 2010

Como surgimos

Aquela história de que almoço de domingo na casa da sogra é uma chatice, está em decadência. Posso dizer que meu cunhado é a testemunha número um, ou melhor zero...

Ontem, dia de 23 maio, nos reunimos na casa da minha mãe para um desses almoços e a refeição que era para durar no máximo duas horas se estendeu até às 22h00. Não posso esquecer de mencionar a motivação principal. Foram consumidas, pelo menos, umas 2 dúzias de Stella Artois. Como costumamos dizer, Viva a Stellinha!

Durante o almoço falamos de tudo, de tudo mesmo. Foi um domingo feliz, devo confessar!

Hoje, estava voltando do trabalho e comecei a rir sozinha. Foi então, que pensei, porque não deixar todos os dias mais alegres. Que tal criarmos um meio para compartilhamos nossas angústias, alegrias, dúvidas, certezas.

É nesse contexto, que surge O Nossopapo.com, um blog criado para compartilhar de tudo, inclusive aquelas coisas nada a ver que surgem na sua cabeça.

Pedro (meu noivo...rs), Carol e Fê, vocês estão intimados a lançarem temas para começarmos O Nossopapo.com. Vocês são a minha inspiração. Pati e Bruno welcome a board, juntem-se a nós, vale falar de tudo, tudo mesmo.

Vivi, Rê, Tia Dinaura, Douglas,Si, Dercio, Neide, Mamis, Papis, Thi, Carol, Juju, Ci, Maria Alice, João Francisco...estão todos convidados.

Os amigos de perto, de longe, desconhecidos, vamos lá. Esse é o Nossopapo.com.