O que é o planejamento? Eu definiria como a atividade que mais realizamos em nossas vidas.
Agora mesmo, estava vindo para casa planejando qual seria o próximo post do blog. Tem dias que eu vou dormir e já planejo a roupa que vou usar no dia seguinte. E as férias, quem não acaba de voltar de uma e começa a planejar as próximas?
E no trabalho então, quantos planejamentos não fazemos? Tem o planejamento do budget, do plano de comunicação, do evento para clientes.
Planejar, Planejar, Planejar...está aí, será que esse não é o verbo que ao mesmo tempo em que nos norteia nos atrapalha?
E quando planejamos alguma coisa que não dá certo, não sei vocês, mas eu já tive frustrações enormesssssssssssssss...quantos planejamentos feitos e quantas chateações. Às vezes, o descontentamento acontece porque algum pequeno detalhe saiu errado, ou um grande erro que colocou tudo a perder.
Foi pensando nisso tudo, que parei e cheguei a uma conclusão: Por que não ser mais espontânea? Eu não preciso planejar uma dia antes que roupa vou colocar, nem em que restaurante almoçar. É óbvio que algumas coisas PRECISAM ser planejadas mas, e se tentarmos planejar menos e seguir mais a voz do coração, do impulso.
Eu estou disposta, e vocês?
Lembrei de um texto que fala mais ou menos sobre isso, fica como algo para trabalharmos durante a semana...ops, já estou planejando!
Um dia a gente nasce. Frágil, dependente, ignorante. Depois, o aprendizado se inicia através do contato direto com as coisas e as pessoas. Em seguida, de posse da fala, são exploradas as memórias humanas a partir dos testemunhos dos pais, irmãos, parentes, amigos e professores. Então, chega a época de se preparar para as escolhas de "gente grande". E "gente grande" vive a tomar decisões. De algumas se arrepende. De outras sai satisfeita.
O arrependimento e as frustrações nascem das nossas ilusões. Uma pessoa ouve o que os outros dizem, vê o que eles fazem, e sua imaginação constrói um cenário bonito e aconchegante, cheio de tranqüilidade, compreensão, carinho e prazer. Mas ao tentar transformar o sonho em realidade, falta não só um terreno sólido o bastante para sustentá-la como materiais resistentes e duráveis. Felizmente existem as oportunidades ...
Oi Gabi! Passei por aqui para conhecer seu blog e adorei, vc realmente se expressa muito bem ;-). Concordo com vc sobre planejamento, temos que nos planejar, ter um norte para correr atrás, porém, além da ansiedade que isso nos gera, a nossa vida acaba caindo na rotina, coisa que a falta de planejamento evita...acho que o ideal é uma mescla, algumas coisas devem ser planejadas, outras não...
ReplyDeleteVou pensar em novos temas para debates!
Bjos, Luiza
Oi Lú...
ReplyDeleteQue bom que você gostou! Espero suas sugestões de tema para colocarmos em pauta, afinal, esse é onossopapo.com.
Bjnhs
Gabi,
ReplyDeleteGostei..Planejamento a palavra do momento.
Planejar é fundamental para criar um caminho, um propósito e não se tornar escreva desse planejamento. Nada do que no meio do caminho parar e se permitir mudar a direção, pois talvez o planejamento inicial não atende mais as expectativas.
Vc escreve muito bem viu...é minha Carrie favorita..hehehe
bjs
Vivi
Para uma boa virginiana como eu, não existe vida sem planejamento!!!!!
ReplyDeleteEssa famigerada palavrinha é que nos faz sair da cama todo dia e é dela os meus últimos pensamentos antes de dormir...
Na verdade, pra mim planejar é quase que um sinônimo de sonhar...adoroooo!
Ga, continue escrevendo lindamente assim! bjinho