Thursday, May 27, 2010

Carisma, parte II

Esse tema me deixou com a pulga atrás da orelha, tks Pati...rs!

Busquei a opinião de outras pessoas em outras fontes. Essas duas opiniões que eu vou colocar abaixo são de dois membros da rede exame PME. Aliás, os empreendedores deveriam se unir a essa rede. Há muitas discussões bacanas e pessoas com histórias bem interessantes: http://revistapme.ning.com
.

Mas, vamos lá, vejam outras opiniões sobre o tema:

Luís Ricardo Chiba - www.claudiolara.com

O "chefe" não precisa ter carisma afinal ele não inspira ninguém.

O carisma é essencial para todas as pessoas que querem ter sucesso. Ele atrai pessoas.
Para desenvolver esta habilidade a pessoa tem que ouvir os outros, se interessar genuinamente pelas pessoas, ser coerente e congruente e principalmente mostrar atitude.

Eu perguntei para ele:
Luis muito obrigada pelo seu ponto de vista.
Um ponto que gostaria de te perguntar, você acha possível desenvolver o carisma? Eu acho, que tem que ser da personalidade da pessoa, você não acha que se tiver que desenvolver esse interesse pelas pessoas, pode se tornar algo forçado, não genuíno?

Luís:
Sim as pessoas podem desenvolver o carisma. Primeiro vc aprende a técnica, depois vc pratica a técnica até que ela fique natural.

Em nossos cursos batemos muito nesta questão.

Eu por exemplo mudei muito com o tempo, se me conhecesse a treze anos atrás diria que eu mudei de uma forma impressionante (era extremamente timido e não defendia minhas opiniões).


Adriano, outro integrante da rede respondeu:
Eu resumo minha opinião na seguinte frase: ter carisma é um grande passo para chegar onde você precisa. Se você tem capacidade e carisma, certamente não precisará da sorte para vencer...

E acredito que o chefe precisa sim ter carisma, pois é mais fácil ser ouvido e seguido por sua equipe sendo carismático do que não sendo. Mas não se engane, carisma é uma coisa e competência é outra. Já vi gente ser promovida simplesmente por ter carisma, e gente sendo substituída por outra, apesar de sua competência, por não ter... quem não gosta de trabalhar com pessoas carismáticas?

Luís respondeu para Andriano:
Adriano,

Quando falei do "Chefe" foi para contrastar com Líder, acredito que na sua resposta vc tb esta se referindo ao líder.

Adriano complementou:
Luís, obrigado por esse destaque! Eu realmente não havia interpretado sob esse aspecto, e havia de certa forma discordado do seu ponto de vista. Com isso, estamos convergentes em nossas opiniões.

Mas está feita a correção, e peço-lhe minhas sinceras desculpas.

acredito que é possível sim desenvolver o carisma. Traços de personalidade podem ser moldados pelo meio em que se vive e pelo próprio esfoço do interessado em modificar sua conduta com relação as pessoas. Pode até não ser autêntico num primeiro momento, mas para fins de relacionamento, é estratégico melhorar a percepção que as pessoas têm a seu respeito. E com o tempo a pessoa pode até incorporar o carisma entre suas características. Já comprei um livro chamado "O poder da gentileza". Se é possivel desenvolver a gentileza como adjetivo pessoal, por que não o carisma?!

E vocês, chegaram a alguma conclusão?
Participem...

2 comments:

  1. Carisma é algo que complementa o seu perfil. Ser carismatico é (desculpe a rima) pragmatico. Ou tem ou nao tem. Nao adianta forçar porque nao funcionará - nào é como um carro que se pega no tranco. É algo a ver com seu principio de vida acima de tudo. E consequentemente algo totalmente a ver com a pureza do seu sentimento. Não force só deixe rolar. Não é nada premeditado, planejado. É nato...

    ReplyDelete
  2. Concordo.
    É como querer aprender a tocar violão.
    De cada dez, com muito esforço, apenas 1 pode vir a ser um verdadeiro vionilista. O resto apenas serão tocadores...não é a mesma coisa.
    Ou seja até pode acontecer de uma pessoal se tornar carismática, mas são poucas que realmente conseguem se trasnformar numa.

    ReplyDelete