Friday, February 4, 2011

O que eu aprendi com o twitter

Eu confesso, sou twitteira desde 2010.

Logo que conheci o twitter não imaginava o poder da ferramenta. Comecei a twittar frases do dia a dia, até que percebi que o objetivo da ferramenta não era esse. Estudei muito sobre o tema, comecei a seguir experts do assunto @socialmedia2day; @GuyKawasaki; @jbell99; @leoxavier; @MarkRaganCeo; @mcoutinho; @resultson; @terraforum; criei o Nossopapo.com e mudei o foco.

Comecei a utilizar tanto o blog como o twitter para expor as minhas opiniões e desafios sobre a chamada era 2.0, focada no compartilhamento de informações. Em 2010, trabalhava numa empresa que prestava serviços jurídicos, portanto, a nossa exposição era limitada pela nossa atividade. Dessa forma, fiz uma análise das ferramentas disponíveis e do código de ética dos advogados e defini como seria desenvolvido nosso projeto. Seria uma participação bem discreta, focada no linkedin e wikipedia.

No linkedin o projeto foi dividido em 2, atualização do perfil já existente e criação de um grupo Alumni. O segundo passo, seria incluir as informações do escritório na Wikipedia, porém, foi mais difícil do que eu imaginava. Os editores da wikipedia não aceitaram meu artigo, pois julgaram que o conteúdo que eu desenvolvi estava utilizando a ferramenta como um guia empresarial e que esse não é objetivo da Wikipedia. Como me desliguei da empresa, não acompanhei o desfecho do assunto, espero que as revisões tenham sido validadas.

Conforme mencionei acima, em janeiro de 2011, mudei de empresa, agora estou na ABB empresa líder em tecnologias de potência e automação. As questões de web 2.0 por aqui já estão bastante evoluídas, mas pude participar da criação do twitter da área de RH. Só então, descobri como o twitter o fantástico!

Em poucos dias tínhamos diversos seguidores, que compartilham nossos tweets com a rede deles, que interagem conosco, que fazer perguntas, que querem vestir a nossa camisa! Essa tecnologia, interação e troca de conhecimentos é emocionante.

Com o twitter eu aprendi...
- os seguidores gostam de saber que por trás das empresas existem pessoas
- os seus seguidores esperam que você seja EFICAZ, e responda as perguntas e publique as notícias com rapidez
- é importante ter um foco específico
- 140 caracteres é o futuro da humanidade
- sim, eu sou alucinada por colaboração, gestão do conhecimento e web!

Sigam @RH_ABB e vejam o trabalho que estamos desenvolvendo.

Agora me conte, como andam essas questões na sua empresa?

No comments:

Post a Comment