Saturday, December 4, 2010

Mídias Sociais - esse assunto ainda vai longe

As mídias sociais e a era da colaboração tornaram-se meus principais objetos de estudo. Ultimamente, tenho lido muito sobre o assunto, participado de eventos e palestras.

Na última terça-feira, dia 30/11, tive a oportunidade de participar do lançamento do livro: Mídias Sociais nas Empresas - colaboração, inovação, competitividade e resultados. O evento aconteceu na BSP, e contou com a presença de figuras interessantes: Mauro Segura (@maurosegura - Blog A Quinta Onda), Bob Wollheim (@BobWollheim), Augusto Nascimento, Gilberto Guimarães (Blog desabalada carreira), Humberto Guimarães e, finalmente, o mediador da noite Renato Fonseca de Andrade (Blog do conselheiro criativo).

Cada um deles compartilhou conosco percepções pessoais sobre esse fenômeno, que é um dos principais desafios para os profissionais de comunicação.

Durante o evento fiz algumas anotações e quero compartilhar com vocês:

Comentários do Mauro:
- Por que as mídias sociais são tão importantes para as empresas?  
Pressa por mudança, mudança na forma de gestão dos negócios, desenvolvimento de conceitos de sustentabilidade genuína, globalização.
Os drivers desse contexto são: TECNOLOGIA e COLABORAÇÃO!

- Mas se o cenário é esse, por que os executivos temem as redes sociais?
Medo de como isso pode afetar a reputação da empresa, vazamento de informações confidenciais, queda da produtividade.

- O cliente também quer falar, mas lembre-se de que tudo começa INTERNAMENTE.

Comentários do Humberto Guimarães:
- Hoje, precisamos monitorar a web 24/7.

- As mídias sociais são um fenômeno sociológico, sempre existiram.  

- É um novo canal de interação.

- 3 desafios: rercutamento e seleção, como gerenciar as informações e gestão de crise.

Comentários Gilberto Guimarães:
- As mídias sociais são janelas abertas e nós perdemos a noção disso.

- 95% das empresas buscam informações nas redes antes de fazer uma contratação.

- Encontrar as pessoas nas redes é muito fácil, existe um sistema de delivery.

Comentários Bob Wollheim:
- As mídias sociais são conversa de bar com broadcast.

- A linha entre o seu lado pessoal e profissional é cada vez mais tênue. O que você posta, os e-mails que você envia são cartas registradas do seu comportamento.

- As pessoas buscam audiência nas redes a que custo?

- Há o mito de que você é composto por 8 personalidades no mundo virtual, na verdade elas formam uma só pessoa, você no mundo real.

- Para que as empresas sejam relevantes nas mídias sociais o que elas têm quer ser?
Uma pessoa! Mas, a empresa não tem uma  personalidade (é um conjunto delas), a empresa não pode perder a compostura e responder o que quiser nas redes. É preciso se voltar para dentro, se reinventar.

Comentários Augusto Nascimento:
Ele começou a apresentação mostrando o vídeo United Breaks guitar.


Esse é um ótimo exemplo de como os consumidores atuais podem manifestar sua insatisfação e prejudicar a imagem de uma empresa. Resultado desse vídeo? O autor ganhou um violão novo da própria fabricante, o vídeo foi assistido milhões de vezes na internet e o cara tornou-se uma celebridade! Para mais informações acesse http://www.davecarollmusic.com/.

- Augusto comentou também, que as empresas podem provocar mudanças, assim como os consumidores.

- Quem tem brincando mais sério?
As empresas automobilísticas e instituições financeiras.

- Os seus stakeholders são porta-vozes ou adversários? Você tem que saber trabalhar esse relacionamento.

Após o evento, fiquei refletindo sobre uma série de coisas e conclui o seguinte:
- Ainda temos muito, mas muito o que debater e aprender sobre as mídias sociais.
- Antes de desenvolver qualquer plano para esses novos canais, precisamos definir objetivos e estratégias.
- Já que a comunicação funciona numa via de mão dupla, temos que saber escutar e tomar as medidas adequadas para cada um dos casos.
- O feedback é SIM muito importante, não deixe seu consumidor falando sozinho.
- Enfim, vamos continuar estudando e debatendo...

Para finalizar, acho que vale compartilhar o vídeo que a Fiat fez sobre o Projeto Fiat Mio (visite o site da Fiat para conhecer a campanha). Adorei o vídeo, pois mostra de forma inovadora o resultado do trabalho desenvolvido por milhares de COLABORADORES ONLINE.

No comments:

Post a Comment