Friday, December 10, 2010

Que língua você fala?

Quem nunca falou por horas a fio com um amigo, colega de trabalho, chefe, familiar, atendente de telemarketing, fornecedor, etc e teve a nítida sensanção de que durante esse bate-papo falou sozinho?

Essa situação não é nada agradável, pois além de trazer um resultado não esperado, ainda causa frustração e faz com que o emissor da mensagem pergunte-se: Mas que língua será que eu estava falando?  

Nós temos a falsa percepção de que comunicar-se é algo simples, mas eu acho que o problema começa por aí. Falar com alguém requer habilidade e sensibilidade, principalmente na hora de escolher as palavras adequadas.

Comecei a escrever esse post, pois essa semana aconteceu o seguinte caso:

Eu estou tentando comprar uma passagem aérea e já queria colocar o meu número Smiles para não correr o risco de perder a pontuação. Porém, eu esqueci o número e não encontro de jeito nenhum o papel em que anotei. Muito bem, tentei resgatar o meu id através do site, mas acreditem, mesmo digitando meu nome, sobrenome, cpf, o site diz: USUÁRIO NÃO ENCONTRADO.

Sem alternativas, eu liguei para a Central de atendimento ao cliente, só que eles não têm acesso ao meu número, e ficam repetindo: Senhora, a solicitação deverá ser realizada através do site.

Parece piada né. Como eu vou fazer a solicitação através do site SE o site diz que eu não existo? Então, a atendente disse: Senhora envie uma cópia do seu cpf, rg, certidão de casamento através do Fale Conosco disponível em nosso site que enviaremos o número.

Eu fiquei sem saber o que fazer. Preciso enviar todos os meus documentos para que eles me passem o meu número smiles? Ou seja, eles têm acesso ao meu número, mas querem burocratizar o envio?

Eu fiquei tão brava e perguntei para menina qual língua ela falava, pois ela não estava me entendendo.

Sem opções, utilizei pela primeira ver o site do Reclame aqui, fiz reclamações no Twitter (@voeGOLoficial) e pasmem, nenhuma resposta.

Eu não me conformo com situações como essa, pois estamos todos brigando tanto pela fidelidade, atenção dos nossos clientes, buscamos sempre a melhor forma de nos comunicar, mas há empresas que insistem em nos tratar apenas como mais 1.

É pessoal, saber falar a língua certa é um desafio e diferencial para as empresas, precisamos aprender a explorar essa virtude.    

1 comment:

  1. Querida Gabi,

    Para tentar acabar com teu estresse... Não tem esquecido em sua caixa de mensagens uma mensagem da Smiles com seu extrato de pontos? Lá nos links de atualização de cadastro há o número Smiles de sua conta... Espero que ajude...


    Beijinhos

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