Mídias sociais, redes sociais, compartilhamento, relacionamento, exposição, conexão, colaboração, troca, ideias, revolução, informação, porta-vozes, participação, perdi a noção, invenção, novidades...mais algum adjetivo para definir a era que estamos vivendo?
Diante desse panorama é difícil não querer participar das redes sociais, mas nem sempre sabemos a melhor forma. Seja como pessoa física ou jurídica, apesar de estar cada vez mais difícil de separar uma da outra, fazer parte da web 2.0 é um desafio e uma meta para todos nós.
Não, não, não me diga que não faz parte das suas aspirações, pois eu não acredito. O seu objetivo pode ser: estar mais próximo dos amigo, fazer 1 milhão de amigos, se atualizar sobre a vida dos outros, conquistar um novo emprego, fazer a diferença no mundo, promover uma marca com a qual se identifica, aprender sobre os novos meios, autopromoção, acompanhar em tempo real os acontecimentos mundias, seguir uma tendência...ou nada disso, é apenas uma questão pessoal.
Enfim, não importa a razão, o importante é saber como participar e sem sombra de dúvidas, lembrar que a exposição no mundo virtual pode te ajudar ou prejudicar, por isso, pensar antes de agir é o que você deve fazer.
É aquela velha história, sabe quando alguém ou algo te desagrada e a sua vontade é responder na mesma altura, mas você senta e conta até 10 antes de tomar essa atitude? É assim que você deve se comportar nas redes. Antes de criticar uma empresa, expor um pensamento ou compartilhar informações sobre a sua vida, pare e pense; não estou agredindo ninguém, estou me comportando como deveria, eu sei viver em sociedade?
Pode parecer um princípio básico, mas tenho visto algumas coisas nas redes que me surpreendem. Aliás, acabei de ver uma cena interessante no SP TV. O repórter estava comentando sobre o falecimento de José Alencar e uma pessoa apareceu na tela gritando o nome de uma TV, o que seria isso? Não faço a menor ideia, mas enfim é preciso lembrar que o seu perfil nas redes sociais é uma extensão da sua personalidade e fala muito sobre você.
Um comportamento inadequado nas redes pode resultar em bloqueio pelos colegas, ações judiciais, demissão, perda de credibilidade, enfim pode arrasar com a sua imagem. Saber administrar sua participação é uma tarefa árdua e requer dedicação e atenção.
Seja crítico, avalie sua participação de tempos em tempos e boa sorte!